Por que e como criei o nome Vale da Web?

Vale da Web Blumenau SC

O ano era 2003, em Blumenau SC. Eu tinha entrado na Faculdade Asselvi (hoje conhecida como Uniasselvi) no segundo semestre daquele ano, justamente num curso voltado para área de criação de sites e sistemas, sendo o nome deste curso: desenvolvimento web.

Diversas matérias na grade, e boa parte delas conteúdos que eu nunca iria usar, porém, havia uma matéria que foi uma das principais daquele curso, pelo menos para mim. A matéria se chamava Projetos Web, o qual em uma etapa ensinava fazer uma proposta de site para apresentar para um cliente. Justamente nessa matéria era necessário criar o nome de uma empresa fictícia que assinaria aquela proposta e, além disso, era interessante tentar trabalhar um projeto de verdade.

Lá estava eu, diante de uma matéria que seria um divisor de águas entre um garoto sonhador e um futuro incerto dentro da minha cabeça, eu tinha apenas 19 anos naquele ano inesquecível de 2003.

Era hora de partir para o Grande Projeto

Um belo dia a Professora Selma dos Santos traz esse projeto (ou prova) para que os alunos fizessem, eu me empolguei e fui logo buscar ideias e inspiração. Depois de aprendido como utilizar a proposta, era hora de criar um projeto fictício e assinar com um nome fictício. Nem eu e nem ninguém acreditaria que esse projeto seria o início da Vale da Web.

Esse projeto foi dado como um projeto para de fazer de casa também nas aulas da Professora Selma.

O local exato onde aconteceu, e onde esse nome apareceu na minha cabeça, não foi em casa, foi no açougue!

Naquele ano de 2003, muita coisa havia acontecido, era o momento da separação dos meus pais, eu havia encontrado o amor da minha vida (corações aqui rsrsr) e eu iria descobrir o nome da minha linda e bela Vale da Web. Voltando a separação dos meus pais, minha mãe acabou pegando a parte financeira que era dela da separação (algo em torno de 30 mil) e investiu como entrada em uma casa numa esquina para construir ali um pequeno açougue, o qual seria tocado por ela e por um dos meus irmãos.

Essa história familiar é longa de mais, da outro artigo, outro livro… Seguindo para o nome..

Era certo que eu dentro daquele açougue não queria ficar, trabalhar com alimentos, não era comigo, eu queria mesmo era trabalhar com computador, porém nos primeiros dias do negócio aberto eu ficava ajudando no atendimento que era bem minguado, quase não entrava gente naquele lugar, basicamente no início do negócio.

Existe foto e tudo, um pouco mais atualizada, talvez essa foto seja do ano de 2007 ou 2008. Vou ver se acho uma foto de 2003, mas foi ai dentro dessa porta, onde basicamente eu tinha uma mesa e fiquei pensativo para criar o nome Vale da Web.

Era chegada a hora de criar o meu futuro e de tantas pessoas envolvidas na caminhada até hoje

Em uma bela tarde de sol neste ano intenso de 2003, eu estava ali sentado sem nenhuma alma dentro do estabelecimento e com o material da faculdade em mãos, olhando para aquele projeto e pensando qual nome eu iria colocar nesse bendito projeto, quem vai assinar esse projeto? A primeira ideia que me veio na cabeça era usar o meu sobrenome e incluir a palavra Web, mas meu sobrenome é complicado, logo descartei a ideia, apesar de ser algo tradicional você agregar o seu sobrenome ao negócio.

Na minha frente, ao lado do telefone, tinha uma lista amarela (as famosas e antigas listas telefônicas) e nela estava escrito na sua borda, a expressão Vale do Itajaí, foi então que eu pensei em atrelar algo com o nome da cidade de Blumenau (minha cidade onde eu resido) ou, porque não com o nome Vale, foi nesse momento que pintou a ideia de fazer a junção do nome Vale com a palavra Web, ficando Vale da Web, e assim um nome criado como um clique na cabeça, um passe de mágicas… se passou uma década, chegando próximo de duas décadas!

Hoje, às vezes penso que o nome poderia ser outro, mas escolher nome é algo muito complicado e penso que se fosse outro nome não teria chegado aonde o nome Vale da Web chegou. Sinto nesse nome, uma força, não sei exatamente explicar, talvez porque já faz parte do meu eu, é difícil explicar.

Curiosidade: Vale do Itajaí é o nome dado para um conglomerado de 54 município, onde está a cidade Blumenau que eu nasci e resido.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Luciano Arthur

Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Agência de Marketing Digital Vale da Web de Blumenau SC.

Posts Recentes: